A vitamina E é um composto muito importante para o organismo, que auxilia o bom funcionamento de diversos órgãos do corpo humano, incluindo o maior deles: a pele. Essencial para o nosso corpo, a Vitamina E possui inúmeros benefícios para o organismo. Também conhecida como tocoferol, a substância é um antioxidante que ajuda a prevenir os danos causados pelos radicais livres, retardando o envelhecimento, prevenindo o câncer da pele, a diabetes e equilibrando os níveis de colesterol.

 

 

Qual a importância da Vitamina E

 

A vitamina E também é conhecida como tocoferol é um lipossolúvel com propriedades antioxidantes. Ela diminui os danos provocados pelos radicais livres, combatendo o envelhecimento precoce e melhorando a aparência da pele e cabelos. Sua atuação também atinge outros órgãos do corpo, aumentando a cicatrização e fortalecendo o sistema imunológico.

 

Existem duas formas principais de vitamina E que são utilizadas em cosméticos: o tocoferol (a forma mais biologicamente ativa) e o acetato de tocoferila (que, apesar do seu potencial reduzido em relação ao tocoferol, é bastante eficaz quando aplicado topicamente).

 

Além das propriedade antioxidantes, a vitamina E ajuda a manter a hidratação natural da pele, tornando-se o componente principal de diversos produtos que prometem hidratar e melhorar o viço do rosto e do corpo. A substância ainda ajuda na cicatrização regular, pois estimula a produção de fibras elásticas e de colágeno. No entanto, o ideal é que os produtos com o composto sejam indicados por um dermatologista, já que em peles mistas a oleosas seu uso requer cuidados especiais. A Base One Pro possuí o nutriente em sua composição resultando em um produto não oxidante.

 

Fonte: Pixabay

 

A Vitamina E também ajuda a fortalecer as paredes capilares, diminuindo os danos ambientais que afetaram os fios e melhorando a microcirculação do couro cabeludo. A pele sofre bastante com as agressões que sofremos diariamente, por isso é importante utilizar um produto com ação antioxidante junto com o protetor solar. Procure dermocosméticos que possuam o ativo e aproveite todas as maravilhas que esse antioxidante promove.

 

Como e quando utilizar a Vitamina E?

 

Por ter ação antioxidante, anti-inflamatória e poder rejuvenescedor, a Vitamina E garante o bom funcionamento do organismo e deixa a pele mais hidratada e rejuvenescida. Ela pode ser encontrada em vários dermocosméticos, desde a higienização até no tratamento anti-idade.

 

Escolha um produto com o ativo e sinta a diferença. Aposte em sabonetes, protetores solares, hidratantes, cremes anti-idade, tônicos faciais, condicionadores e até máscaras faciais que contenham a substância.

 

Uma associação interessante é com a vitamina C. No organismo, a vitamina C ajuda a reciclar a vitamina E. Dessa forma, ao escolher um tratamento antioxidante dermocosmético com esse componente, procure as associadas com vitamina C para uma ação antioxidante potencializada na pele.

 

Fonte: Pixabay

 

Pacientes com a pele muito oleosa ou acneica não devem aplicar o nutriente, para evitar o aumento da oleosidade e das lesões inflamatórias de acne, porém, pequenas quantidades ou veículos séruns são liberados. Lembre-se que, embora a substância seja liberada, é importante conversar com um dermatologista para garantir o melhor produto para cada tipo de pele.

 

Vitamina E na proteção solar

 

Sabemos que é primordial manter uma rotina de cuidados diários e, claro, não podemos esquecer de incluir o protetor solar nessa lista. Hoje em dia muitos protetores solares possuem antioxidantes como vitamina E e C já que suas propriedades ajudam a diminuir os sinais de idade. Aliado ao protetor, a pele estará mais protegida.

 

Entenda quais são as consequências da falta da substância

 

A deficiência da vitamina E pode provocar diversas alterações no corpo. Podem ser afetados sistemas como o nervoso, o muscular, além de mudanças na coagulação do sangue por ação das plaquetas, aumento no colesterol, queda de cabelos e insônia. Porém, a falta dessa substância é rara, normalmente está associada a mal absorção intestinal.

 

Como absorver a vitamina E através da alimentação

 

Uma dieta rica em folhas e grãos possui alta presença de vitamina E. Confira algumas opções de alimentos para adicionar no seu prato:

– Alimentos de origem vegetal, principalmente os verde-escuros;

– Oleaginosas, como nozes, castanhas do Pará, avelã e amêndoas;

– Óleos vegetais;

– Sementes;

– Alimentos de origem animal, como gema de ovo e fígado.

 

O componente não engorda, mas os alimentos que o contém, quando consumidos em excesso, podem engordar. Lembrando que o nutriente deve ser indicado e orientado por um médico e não ultrapassar a dosagem de 1000 mg/dia.

 

 

https://www.lojaadcos.com.br/belezacomsaude/vitamina-e-conheca-beneficios-e-produtos/

https://www.dermaclub.com.br/blog/noticia/vitamina-e-conheca-a-importancia-do-nutriente-para-a-pele-e-saiba-como-inclui-lo-em-sua-rotina-de-cuidados_a900/1

https://www.dermaclub.com.br/blog/noticia/vitamina-e-para-o-rosto-descubra-como-a-substancia-hidratante-e-antioxidante-pode-beneficiar-a-sua-pele_a5687/1

https://www.cleberbarros.com.br/o-papel-das-vitaminas-nos-cosmeticos/

One reply on “Vitamina E: entenda porque seus cosméticos possuem essa vitamina

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *