Sempre amou maquiagem, mas nunca soube com o quais pincéis para maquiagem começar? Acabou comprando pincéis ruins e sem saber exatamente como usar eles para no final deixar eles de lado? Então aproveite esse artigo para solucionar as suas dúvidas. Utilize o seu período em casa para conhecer os tipos de pincéis e praticar o seu uso.

 

 

Para começar o uso de pincéis para maquiagem, não existe necessidade de gastar uma fortuna. A primeira dica é saber quais os produtos que você mais se identifica e gosta de utilizar no dia. Se for uma pessoa que prefere uma cor nos lábios então considere investir em um pincel para os lábios. Se for uma que ama ter a pele perfeita então procure por bons pincéis de maquiagem para base, pó, blush.

 

Saber o seu estilo de maquiagem, mesmo não sendo nada elaborado, e o que irá utilizar na sua rotina vai fazer com que o uso e a prática dessas ferramentas fique mais fácil. Logo, você irá se acostumar a manusear e quais utilizar em qual momento. Quanto mais vezes praticar mais rápido você aprende.

 

Outro fator que você tem que saber é a diferença entre os pincéis com fibras naturais e os com fibras sintéticas. Geralmente, os pincéis para maquiagem com fibras naturais esfumaçam mais o produto depositando menos cor no rosto. O contrário acontece com os sintéticos depositando mais cor e esfumando menos.

 

Outra diferença que você pode ver é que, geralmente, os pincéis de fibras naturais são mais maleáveis enquanto os sintéticos são mais duros. Ambos são muito bons dependendo de onde você for aplicar algum produto.

 

Por exemplo, se quiser fazer um delineado bem reto e definido então opte por um pincel sintético já que um de cerdas naturais dará o efeito o contrário. Se quiser aplicar blush só para dar uma feição saudável então utilize um pincel com cerdas naturais que o blush parecerá que veio da sua própria pele.

 

Pincel para base

 

O mais comum era o língua de gato maior, porém foi caindo em desuso pelo tipo de acabamento podendo deixar os rastros de pincelada. Hoje, utilizam-se bastante os kabukis, de corte reto, e/ou duo fiber, dois tipos de fibras em um pincel, pois seu acabamento na base deixa tudo mais uniforme.

 

Dependendo do tipo de maquiagem que for escolher para a ocasião, você também pode escolher um tipo de pincel para deixar a base mais leve ou mais pigmentada. Normalmente, os pincéis duo fiber são ótimos para espalhar uma base mais leve e dar apenas uma cobertura simples para um passeio. Para festas e casamentos, o uso dos kabukis são frequentes deixando a pele coberta uniformemente não deixando passar qualquer descoloração.

 

Fonte: Pixabay/Pincel duo fiber

 

Pincel para pó e blush

 

As melhores opções para pós são os grandes e fofos para deixar aquele acabamento aveludado. Quanto maior ele for mais disperso ele vai depositar o produto no rosto. Esse é o pincel que você vai utilizar para selar a base utilizando o pó.

 

Fonte: Pixabay/ pincel para pó e blush

 

Também pode ser utilizado para o blush, pois sua estrutura é boa para espalhar produtos e deixar com aparência natural. Opte por pincéis mais versáteis, porém lembre de limpar o pincel que utilizou para blush antes de utilizar para pó de novo. Você não quer o blush no rosto inteiro.

 

Pincel para corretivo

Aqui os pincéis língua de gato são ótimos, porém em um tamanho menor do que seria para uma base. Devido o formato, esse pincel consegue depositar bastante produto sendo ideal para cobrir imperfeições, que é justamente o propósito do corretivo. Com ele, você também tem mais controle de onde você quer o produto, diferente dos pincéis mais fofos.

 

Fonte: Reprodução Catharine Hill/Pincel língua de gato médio

 

Pincéis para os olhos

 

Segue a mesma questão que os outros pincéis para maquiagem: uns vão ser para esfumar e outros para aplicar. Porém, você provavelmente vai precisar de pincéis mais estratégicos, em termos de tamanho e estrutura, ou até mesmo uma quantidade maior.

 

Fonte: Reprodução/Pinceis para aplicar, esfumar e chanfrado, respectivamente.

 

Dependendo do tipo de maquiagem que você for fazer e com quantas cores for utilizar você pode ter a necessidade de utilizar um pincel para cada cor. A dica que nós damos é começar pelas cores mais fracas porque assim você poderá utilizar as mais escuras com o mesmo pincel e não borrar a sombra anterior.

 

Compre bons pincéis para esfumar. O efeito esfumado é aquele que vai trazer mais sofisticação à maquiagem e deixará mais profissional. Normalmente, esses pincéis são utilizados no côncavo do olhos porém também é bastante utilizado para aplicar iluminador nas maçãs do rosto. Os pincéis para depositar são normalmente utilizados na pálpebra e servem para trazer a cor mais vibrante da sombra.

 

Também existem os pincéis para maquiagem chanfrados que são ótimos para aplicação de delineador, sombra mais rente aos cílios e que ajuda e muito na hora de preencher a sobrancelha.

 

Pincel para a boca

 

A maioria dos batons não fazem necessidade de pincel e existem vários outros produtos que já vem com o seu próprio aplicador, como os batons líquidos e lipgloss. Porém, o uso do pincel para lábios dará um acabamento impecável na sua boca.

 

Fonte: Pixabay/Pincel para boca

 

O pincel de maquiagem vai servir para delinear muito bem os limites dos seus lábios dando sofisticação e elegância principalmente quando os batons são mais escuros. Aproveite para delinear por fora com um pincel língua de gato com corretivo para dar ainda mais foco e requinte para a sua boca.

 

Os que não são pincéis para maquiagem

 

Não é um pincel, mas virou um dos melhores aplicadores de maquiagem no mundo. A esponja de maquiagem é um acessório bastante versátil e prático podendo aplicar desde base e até mesmo o pó. Os produtos em creme ou líquido se beneficiam bastante da aplicação com esponja pois deixa o acabamento bem uniforme e sem riscos de pincelada que alguns pincéis podem deixar.

 

Fonte: Reprodução/Esponja de maquiagem

 

As esponjas podem vir de vários tamanhos facilitando aplicação nos lugares em que você mais precisa. Por exemplo, para base utilize as esponjas maiores para cobrir uma maior parte do rosto. Para os cantos do nariz, opte por uma esponja com um lado chanfrados para encaixar melhor nos lugares. Essa parte reta é ótima para debaixo dos olhos na aplicação de corretivo, mas outra opção tão boa quanto é uma esponja pequena.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *